Caixa de texto: Caixa de texto:

Caixa de texto: Caixa de texto: VÁLVULAS CARDÍACAS

As válvulas cardíacas são estruturas cartilaginosas sustentadas por músculos internos no coração que promovem a abertura das câmaras para a passagem de sangue e o fechamento das mesmas evitando o seu refluxo . O tempo de abertura e fechamento das válvulas é determinado por estímulos elétricos e compressão muscular e pela própria força hidrostática do sangue . Possuímos 4 válvulas cardíacas , compostas de folhetos também chamados de cúspides . São elas a Mitral (que separa o Átrio Esquerdo do Ventrículo Esquerdo) , a Aórtica (válvula de saída  do coração que separa a Aorta do Ventrículo Esquerdo) . Do lado Direito encontram-se a Tricúspide (que separa o Átrio Direito do Ventrículo Direito) e a Pulmonar (válvula de saída do Ventrículo direito, separando este da Artéria Pulmonar) . Os músculos que sustentam as válvulas internas do coração são chamados de papilares e o tecido fibroso que liga o folheto da válvula no músculo é chamado de cordoalha tendínea .

Caixa de texto: As válvulas são acometidas por vários tipos de doenças que promovem a sua degeneração e o mal funcionamento . Estas doenças podem provocar falha no fechamento das válvulas proporcionando o escape de sangue por elas , ou o estreitamento da sua abertura impedindo o fluxo normal de sangue por ela , ou ainda a combinação das duas .Estas situações são conhecidas como Insuficiência e Estenose das válvulas respectivamente . A doença mais comum no Brasil que acomete as válvulas é a Febre Reumática , doença provocada por múltiplas infecções repetitivas da garganta e faringe . Outras causas importantes são o envelhecimento com deposito de Cálcio sobre as válvulas , a Hipertensão que favorece a agressão ao tecido valvular devido a força de impulsão que o sangue faz sobre a válvula (Aórtica) e as de origem congênitas . Existem critérios bem definidos para se saber se ha indicação da troca da válvula , e qual o momento ideal . Se houver necessidade, e for o momento ideal as opções podem ser pelas válvulas Biológicas ou Metálicas .
Caixa de texto:

Caixa de texto: Um dos aspectos mais importantes e determinantes na vida de um paciente portador de Doença Valvular é saber a hora  exata de realizar a cirurgia para a troca . Temos sempre que levar em consideração  que a durabilidade da válvula pode ser fundamental no numero de cirurgias que o paciente poderá realizar ao longo de sua vida . Por exemplo se optarmos pela colocação de uma Válvula biológica , esta possui uma durabilidade de 10 a 15 anos , e se indicarmos precocemente a troca por esta válvula , certamente um paciente de 30 anos terá que se submeter a mais 3 cirurgias cardíacas durante toda a sua vida, aumentando portanto o risco de vida em 3 vezes . Em contrapartida , se retardarmos demais a indicação da troca da válvula , o mal funcionamento da mesma pode comprometer o coração a ponto de ser um risco muito elevado a realização da  própria cirurgia . Resumindo , o medico assistente tem de determinar o tempo correto para se trocar a válvula , este tempo correto é conhecido no meio medico como              "timing" cirúrgico , e que obedece a  critérios bem claros para a sua determinação, e não dependem exclusivamente da opinião pessoal do cirurgião cardíaco
Texto explicativo em elipse: LEMBRE-SE
SÓ O MÉDICO ASSISTENTE PODE DETERMINAR O TEMPO IDEAL PARA A TROCA DA VÁLVULA , NEM PRECOCEMENTE , NEM TARDIAMENTE

Caixa de texto:

Caixa de texto: Caixa de texto: Atualmente feitas de Carbono Pirolítico, uma liga de alta resistência que confere a válvula uma extensa durabilidade e menor risco, porém, mesmo assim devido ao atrito dos seus componentes com o sangue pode precipitar a formação de êmbolos (coágulos) , sendo necessário a utilização de medicamento anticoagulantes pro resto da vida . Veja os riscos e cuidados com o uso do anticoagulantes . .
Caixa de texto: Produzidas por tecido animal (pericárdio bovino ou suíno) tratados com uma substancia que elimina todas as células vivas (glutaraldeído) que evitam a rejeição pelo organismo . São válvulas que tem uma durabilidade menor (10 a 15 anos) , e não ha necessidade de usar anticoagulantes .
Caixa de texto: TIPOS DE VÁLVULAS
BIOLÓGICAS